Temporada de pesca da tainha em Florianópolis
- Luis Bap
- 1 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de mai. de 2024
A temporada da pesca da tainha vai de Maio a Julho e é um espetáculo muito interessante. O local mais apropriado para aprecia-la é na praia do Campeche, do lado do mar aberto e a sudeste da ilha de Florianópolis. Neste local há muitas cooperativas de pescadores que mantêm uma tradição dos primórdios das assentamentos no local. A partir de barracões bem rústicos na praia, usam grandes barcos de madeira, sem motor, vão a remo na busca dos cardumes e usam enormes redes que estendem na praia. Esta praia é uma das mais extensas da ilha, com areia fofa e dunas (o primeiro aeroporto de Florianópolis era na própria praia), continuando a famosa praia da Joaquina, sempre com surfistas presentes. Aliás, nesta época há um acordo entre pescadores e surfistas, para não atrapalhar a pesca.
A praia do Campeche tem uma faixa de preservação ambiental, com dunas e a vegetação rateira nativa, que a separa do fluxo de carros e pistas, portanto

Praia do Campeche, em direção à praia da Joaquina
é muito preservada. Na pista há inúmeros condomínios muito novos, já que toda a área teve uma grande ocupação imobiliária muito recente. Mesmo assim, mantém um ar bastante tranquilo, não sofrendo a invasão de turistas como em outras áreas da ilha.
Praia Mole, com areias fofas e mar bravo

Dicas de Viagem:
Para ir de carro até Florianópolis, são 750 km a partir de nossa casa. Há pessoas que gostam de dirigir diretamente, nós preferimos parar em Curitiba, para descansar em algum hotel perto do anel rodoviário da cidade. O trecho completo é de estradas boas em mão dupla (BR101), mas em Santa Catarina há um tráfego pesado, até pelos locais que passa, de grande comércio e logística. Em Florianópolis, a chegada até a praia do Campeche é bem simples e fácil, onde inúmeros condomínios novos oferecem boa infra-estrutura e aluguel estilo AirBnb. Atualmente, com o GPS sempre disponível e um Google Maps, qualquer local é facilmente acessado. O custo de vida em Florianópolis é menor do que em São Paulo, inclusive aluguel (certamente fora da temporada) e, como capital, tem toda a infra-estrutura para compras e restaurantes.
Comments